O que é centro de custo e quais as vantagens de aplicar na sua empresa?
O centro de custo é uma ferramenta encontrada no Simdata que permite separar os custos relacionados a determinadas atividades ou departamentos da empresa.
Cada centro de custo representa uma área específica da empresa, como produção, vendas, administração, entre outras, e permite que os gestores possam identificar e controlar os gastos de forma mais precisa e detalhada.
Vamos ver como ativar esse controle no Simdata:
- Para ativar o centro de custo acesse: Configurações > Financeiro > ative o controle centro de custo;
- Para cadastrar os centros de custo acesse: Financeiro > Auxiliares > Centro de Custo > Novo;
- Informe o nome desse centro de custo, podemos colocar como exemplo "administrativo" e clique em Salvar;
- Esses centros de custo serão utilizados quando as notas fiscais dos fornecedores são registradas no sistema, no módulo compras e contas a pagar, permitindo a classificação das despesas por categoria financeira e centro de custo. Por exemplo, ao adquirir um produto, é possível distribuir 50% dos custos para o centro de custo administrativo, classificando-o como material de uso e consumo, e os outros 50% para o centro de custo de vendas, como material destinado à revenda.
Esse rateio do centro de custo possibilita a distribuição equilibrada de custos entre os departamentos, oferecendo uma visão clara dos custos de cada área e auxiliando na gestão e análise de recursos e despesas por meio do DRE.
Resumindo, o centro de custo tem o intuito de definir o que está de fato trazendo maior lucro, menor ou maior prejuízo e se o seu produto, serviço ou departamento está sendo rentável.