Cadastrar Contas a Receber no Simdata ERP
No Simdata você tem um módulo específico para contas a receber, nele você poderá verificar todas as contas que tem a receber, gerar recibos aos seus clientes, enviar contas em atraso e outras ações. Veja neste artigo como incluir uma conta a receber, como dar baixa em contas e como lançar contas a receber através dos pedidos de venda.
Para cadastrar um Contas a Receber:
- Acesse : Financeiro > Contas a Receber > Novo (+)
- Preencha os campos com as informações que possui, como número do documento, data de vencimento, nome do cliente (se não estiver cadastrado, clique na opção + )
- Informe o valor, categoria financeira, se tem vendedor e a comissão
- Portador é o caixa ou banco que vai entrar o dinheiro
- Em observação você pode descreva mais detalhes sobre essa conta
- Para finalizar esse lançamento clique em salvar ou salvar e voltar.
Como dar baixa no Contas a Receber:
- Para dar baixa na conta entre nela e clique em dar baixa/recebimento
- Nessa janela estará todos os detalhes dessa conta. Informe se houve juros ou desconto,
- Selecione o caixa que entrou o dinheiro, se precisar emitir recibo selecione nessa opção e clique em salvar.
Se quiser dar baixa em vários Contas a Receber:
- Acesse : Financeiro > Contas a receber > Auxiliar baixas
- Selecione o devedor ou data de vencimento e selecione todas as contas que deseja realizar a baixa,
- Informe a forma de pagamento, caixa que saiu o dinheiro, categoria, valor, se houve juros, informe o percentual da taxa de juros e clique em lançar baixas.
Relatórios do Contas a Receber:
- Acesse : Relatórios > Financeiro > Contas a receber
- Você consegue filtrar todas as suas contas a receber, seja por devedor, data de vencimento, situação, entre outros, para poder controlar todas as suas contas
- As contas baixadas você pode tirar relatório em : Relatório > Baixas Contas a Receber > filtrar o campo desejado e clicar em emitir.
É importante ressaltar que as contas a receber são geradas automaticamente a partir dos pedidos de venda no sistema. Ao criar um novo pedido de venda, você deve inserir todas as informações sobre o pedido e os produtos. Quando você define a forma de pagamento e o prazo, as parcelas são automaticamente registradas no módulo de contas a receber do departamento financeiro assim que o pedido é concluído e a nota fiscal é gerada.
Para obter mais informações sobre o controle financeiro de sua empresa usando o Simdata ERP, entre em contato com nossa equipe. Estamos disponíveis para ajudar você a gerenciar não apenas as finanças, mas também todos os setores de sua empresa.