Como fazer conversão de unidade de medida?

Como fazer conversão de unidade de medida:

É bastante frequente que empresas precisem efetuar a conversão de unidades de medida, por exemplo, ao comprar um produto de um fornecedor que vende em caixas ou dúzias e você quer vender em unidades, é necessário cadastrar um fator de conversão. 

Vamos ver como funciona a conversão no cadastro do produto:

No cadastro de cada produto você vai informar a unidade de medida que vai vender o produto. Por exemplo recebe do fornecedor em caixas de 12 unidades, mas quero vender em unidade, então no cadastro do produto você coloca UN;
No ícone + informações do cadastro do produto clique em Novo Fator Unidade;

Exemplo 1 :

A unidade principal do produto está como UN (unidade) e faça o cálculo de 1/12 (1cx tem 12 un) = 0,08333333 cx
Após inserir uma nota fiscal do fornecedor que se encontra na caixa (CX), o sistema converte as informações em unidades no estoque. Além disso, é feita uma divisão do valor total por exemplo, de R$100,00 por 12, o que resulta em um custo de R$8,33 por peça. Essa informação permite calcular o preço de venda de cada unidade.

Exemplo 2 :

Uma tábua de madeira vem na nota de compra em m³ e você quer dar entrada no estoque em unidades. Na unidade principal do cadastro do produto você vai selecionar UN (unidade) e no fator de conversão você vai colocar o resultado do cálculo da quantidade de m³ da nota, dividido pela quantidade de peças. 16,039 m³/ 8.736 = 0,00183597. Esse valor você coloca no campo do fator de conversão. Ou seja, cada UN corresponderá a 0,00183597 m³.

Clique em salvar na imagem do disquete;
Dessa forma, quando você registrar a entrada da nota de compra deste produto em m³, o sistema fará a conversão automática para unidades e atualizará seu estoque.

Vamos ver como isso funciona na prática no Simdata?

Ainda com dúvidas? Entre em contato com a nossa equipe de Suporte!

© 2023 SimData Sistemas LTDA Todos Direitos Reservado