Configurar o Simdata ERP para emissão de Notas Fiscais
Neste artigo vamos demonstrar o processo de configuração do Simdata para garantir a emissão correta das notas fiscais antes de emiti-las.
Primeiramente verifique os dados da sua empresa. Acesse: o menu Dados da Empresa e revise todas as informações, garantindo que estejam corretamente preenchidas.
Selecione se a empresa é optante pelo Simples Nacional ou MEI, escolha o segmento de atuação e informe o logotipo da empresa para que ele apareça nos pedidos e notas fiscais. Além disso, indique se a empresa possui um sublimite de receita bruta.
Em seguida, instale o certificado digital para validar as notas fiscais,
Acompanhe o passo a passo para a configuração:
- Acesse o menu : Configurações > Fiscal
Na aba fiscal, você encontrará o ambiente fiscal. O tipo de ambiente da NFe determina se as notas emitidas terão valor fiscal ou não. Escolha o tipo de ambiente no qual as notas serão emitidas: produção (notas com valor fiscal) ou homologação (notas sem valor fiscal, emitidas apenas para testar as configurações do sistema).
Ao clicar em “homologação”, você verifica se o serviço de emissão de notas está em operação. Mas atenção, apenas notas em aberto poderão ser movidas da homologação para produção e notas fiscais efetivamente emitidas e XMLs de emissão própria importados em ambiente de homologação não têm valor fiscal para utilização e não podem ser movidas para o ambiente de produção. Por este motivo, sugerimos que, antes de qualquer ação referente às notas, verifique se o ambiente da NFe está marcado como produção.
- Você também pode optar por excluir o ICMS da base de cálculo do PIS/COFINS.
- Na aba "NF-e", escolha o tipo de impressão desejado para a nota fiscal: Danfe normal retrato, normal paisagem ou simplificada.
Ao gerar uma nota fiscal no Simdata, as notas são enviadas para o endereço de e-mail do cliente, desde que o e-mail esteja cadastrado e a opção de compartilhamento das notas por e-mail seja selecionada. No entanto, você pode optar por não compartilhar automaticamente a nota por e-mail após a emissão.
- Empresas do Simples Nacional devem informar o percentual de alíquota de aproveitamento de ICMS, o qual você obtém junto à contabilidade. Selecione se deseja incluir o endereço de entrega nos dados adicionais da NF-e.
Escolha se as observações presentes nos itens dos pedidos devem constar na NF-e. É possível também selecionar a opção de observação de unidade de medida diferenciada na NF-e. Se desejar que o nome fantasia apareça nas observações da nota fiscal,
- O CST IPI padrão e o CST PIS/COFINS padrão estão disponíveis para quem é optante do Simples Nacional. O sistema calcula automaticamente, mas, caso a contabilidade solicite alteração, informe a numeração correspondente.
Para cadastrar as regras de tributação referentes às NCM dos produtos que serão vendidos, você tem duas opções de cadastro:
- Acesse : Fiscal - Regras de Tributação, informe o NCM, o estado da venda e a natureza da operação (lembre-se de que as principais naturezas de operação já estão cadastradas no sistema)
Se desejar cadastrar outra natureza, Acesse : Cadastros > Operações Entradas/ Saídas e informe a operação desejada).
- Outra opção é cadastrar as regras diretamente na formação do pedido, o que facilita o dia a dia da empresa. Basta informar corretamente os impostos conforme orientação da contabilidade.