Como lançar as remessas e o retorno de boletos bancários?
Os arquivos de remessa e retorno são utilizados para a troca de informações entre o sistema e a sua instituição financeira. Os boletos cadastrados no sistema podem ser enviados para serem registrados pelo banco, e quando forem pagos, essa informação retorna para o sistema e baixa as cobranças em aberto. Esse processo pode ser feito por meio desses arquivos de remessa e retorno.
Qual a função da remessa e do retorno bancário?
Remessa: O arquivo de remessa vai levar as informações do sistema para o seu banco, e depois de gerado, precisa ser importado no site do seu banco. Cada banco possui dois padrões: o CNAB 240 e o CNAB 400.
Retorno: O arquivo de retorno vai trazer as informações de pagamentos feitas por meio do arquivo remessa, para que a baixa seja registrada no sistema.
Para gerar a remessa acesse :
- Integração, Remessas Bancárias,
- Selecione o Banco cadastrado, depois os boletos,
- Clique em Gerar Remessa e irá gerar o Arquivo (CNAB) para ser enviado ao banco.
- Quando você gerar a remessa o arquivo REM será criado, é este arquivo que deverá ser enviado ao seu banco.
- Assim que o seu banco realizar o registro dos boletos, você pode inserir o retorno do banco no simdata para dar a baixa desses boletos.
Como realizar o retorno dos boletos no Simdata ERP?
- Acesse o menu financeiro, integração, retornos bancários,
- Selecione o banco e clique em importar arquivos ,
- Procure o arquivo de retorno fornecido pelo seu banco, insira no sistema e clique em lançar recebimentos,
- Os boletos que foram retornados como pagos pelo banco serão dados como recebidos automaticamente.