Ficha Técnica, o que é e como usá-la?

Ficha Técnica, o que é e como usá-la?

A ficha técnica é um documento que contém informações detalhadas e precisas sobre as características técnicas de um produto ou serviço. Por exemplo, na indústria alimentícia, a ficha técnica pode incluir a lista de ingredientes, as quantidades necessárias, as medidas, as etapas do processo de produção, os tempos e as temperaturas necessárias para cada etapa, entre outras informações relevantes.

Dentro de uma empresa, a ficha técnica é essencial para garantir o controle e a padronização da produção, evitando erros e desperdícios de matéria-prima e tempo. Além disso, ela pode ser usada para calcular o custo do produto ou serviço, auxiliando na precificação e na gestão financeira da empresa.

Para garantir um processo de produção eficiente, é necessário ter informações precisas sobre a quantidade de matéria-prima necessária e os processos envolvidos na fabricação do produto. O Simdata ERP oferece uma solução eficaz para o controle produtivo da sua empresa, e uma das funcionalidades é o cadastro completo da ficha técnica.

Como cadastrar a ficha técnica dos seus produtos?

Primeiramente você deve levantar todas as informações e processos que envolvem a produção do seu produto para cadastrar no Simdata.

Caso ocorra perda durante o processo produtivo, você pode informar o percentual.

Tem a opção de  informar as quantidades de insumos em percentual,  Exemplo: Para fabricar 1 kg de ração vou utilizar 80% de milho picado e 20% de água. 

Após concluir o preenchimento da sua ficha técnica, basta clicar em salvar e pronto! Agora você tem sua ficha técnica pronta para ser usada no lançamento de ordens de produção. E também terá o custo final total para fabricar esse produto. 

Vamos ver na prática como cadastrar a ficha técnica dos seus produtos:

Ainda com dúvidas? Entre em contato com a nossa equipe de Suporte!

© 2023 SimData Sistemas LTDA Todos Direitos Reservado