Ordem de Produção

Ordem de Produção o que é, e como emitir?

Uma ordem de produção é um documento que inicia o processo de fabricação de um produto. Nela constam as especificações do item a ser produzido, bem como as matérias-primas que serão utilizadas, a data de entrega e a quantidade. Antes de emitir uma ordem de produção, é necessário definir o que será produzido. Essa definição deve ser feita previamente na análise da necessidade de produção.

Para lançar a ordem de produção no Simdata, é preciso que as matérias-primas e os produtos acabados estejam cadastrados no módulo de cadastros – produtos. Além disso, a ficha técnica deve estar preenchida corretamente.

Como lançar uma Ordem de Produção?

Obs: Caso sua empresa fabrique produtos alimentícios, cosméticos ou outros que precisem controlar lote e validade, o sistema possui uma opção de lote que irá gerar automaticamente o número do lote baseado no ano, mês, dia e sequência numérica.

Você também deve escolher o local de estoque de onde sairão as matérias-primas e informar o número do pedido, caso seja referente a um pedido de venda específico. Na tabela de insumos, o sistema buscará automaticamente os insumos/composição necessários para produzir a ordem de produção, mostrando a quantidade disponível em estoque, a quantidade prevista que será utilizada na produção e a quantidade requisitada.

É importante mencionar que, por padrão do sistema, a quantidade de insumos necessários para a produção do produto não está impressa em toda ordem de produção por questões de confidencialidade. No entanto, se a empresa desejar que a quantidade de insumos seja discriminada em todas as ordens de produção, é possível solicitar a configuração com a equipe de suporte.

Vamos ver na prática como lançar uma Ordem de Produção:

Ainda com dúvidas? Entre em contato com a nossa equipe de Suporte!

© 2023 SimData Sistemas LTDA Todos Direitos Reservado