Situações do Pedido no Simdata ERP
A organização dos pedidos e a classificação deles também é crucial para trazer mais agilidade no seu atendimento. Cada empresa pode ter uma personalização das Situações dos seus pedidos , dependendo das suas características e necessidades.
As situações mais usadas e que já estão configuradas no seu sistema Simdata Erp são:
- Pedidos Pendentes
- Emitidos
- NFe Gerada
- Pedido Entregue
- Pedido Cancelado.
Para criar e atribuir diferentes situações a um pedido acesse:
- Configurações, vá para a seção de pedidos e selecione "Situações do Pedido".
- Nessa tela, você poderá cadastrar as situações que deseja que apareçam no módulo de pedidos de venda.
- Clique em "Novo", atribua um nome e uma descrição para a nova situação, bem como escolha a cor que será visível na aba de pedidos.
- Selecione a situação anterior a essa que está criando. Por exemplo, se você estiver criando uma situação chamada "Emitido", a situação anterior poderia ser "Separado".Isso significa que, após o pedido estar no status "Separado", a pessoa responsável pelo faturamento poderá emitir o pedido para carregar e, posteriormente, gerar a NF-e.
As “Funções e Ações Executadas por esta Situação” se referem às ações que serão realizadas quando o pedido for colocado nessa situação específica. Por exemplo, você pode selecionar a opção para verificar os estoques disponíveis e gerar uma ordem de separação do pedido. Como exemplo, na situação “Separado”, você pode selecionar a ação de gerar a ordem de separação do pedido, o que fará com que uma ordem seja automaticamente criada no módulo de separação, permitindo que o responsável possa separar as mercadorias, embalá-las e gerar a etiqueta de transporte, resultando na situação “Separado”, conforme citado aqui.
Outra função importante é a possibilidade de verificar o estoque disponível e bloquear o pedido se o estoque estiver negativo. Por exemplo, se um pedido for colocado para ser liberado, mas não houver estoque suficiente, o pedido será bloqueado.
Por fim, temos as opções de permissões, que determinam se será permitido fazer alterações no pedido quando ele estiver em determinada situação. Por exemplo, se o pedido estiver na situação “Separado” e você não desejar que mais ninguém o altere, desmarque essa opção. Outra permissão é a de permitir a emissão ou geração da NF-e somente quando o pedido estiver em uma situação específica. Por exemplo, se o pedido estiver em “Separado”, você pode deixar essa opção desmarcada para evitar que a nota seja gerada antes de a separação estar concluída.
Caso queira remover uma situação, basta desativar a opção e reorganizar a sequência das outras situações.