Conheça o DRE do Simdata ERP
Na contabilidade, DRE é a sigla para Demonstração (ou demonstrativo) do Resultado do Exercício: uma ferramenta contábil que apresenta um resumo dos resultados das atividades operacionais e não operacionais de um negócio durante um período, indicando se houve lucro ou prejuízo.
Segundo a lei nº 11.638/07, a demonstração do resultado do exercício é obrigatória para todas as empresas brasileiras (mesmo para as enquadradas no regime do Simples Nacional), exceto para quem é MEI.
Para fins legais, a DRE deve corresponder ao ciclo anual da empresa – ou seja, 12 meses. Muitas, entretanto, fazem a atualização simplificada da demonstração mensalmente (ou trimestralmente) para ter um acompanhamento maior das finanças.
Sua principal função é fazer o confronto, ou comparativo, de todas as receitas e despesas de uma organização. Com isso, é possível verificar o resultado líquido da empresa, analisando se ela deu lucro ou prejuízo.
O DRE e o balanço patrimonial são relatórios fundamentais para a estratégia contábil de uma empresa. Isso porque, além de obrigatórios, o DRE e o balanço patrimonial são complementares.
Afinal, após levantar todos os ativos e passivos de sua empresa no balanço patrimonial, é essencial entender como eles impactam seus resultados financeiros — e sua visibilidade está justamente no Demonstrativo de Resultado do Exercício.
Por isso, seu acompanhamento anual permite que você visualize constantemente pontos de melhoria, além de fazer projeções sobre futuras expansões em seus negócios.