Configurações Gerais no Simdata ERP
Para a configuração do sistema Simdata acesse o menu “Dados da Empresa” e revise todas as informações da sua empresa, certifique-se de que os dados estejam corretamente preenchidos.
- Selecione se a empresa é optante pelo Simples Nacional ou MEI,
- Selecione o segmento de atuação e informe o logotipo da empresa para que apareça nos pedidos e nas notas fiscais,
- Selecione se a empresa possui excesso de sublimite de receita bruta,
Módulos de configuração
- Na opção Geral, você terá acesso ao token Simdata para liberar a utilização do aplicativo de apontamento de produção, que é usado por indústrias.
- Na opção Cadastros, você pode selecionar se deseja associar tabelas de preços a determinados vendedores no módulo de cadastros de tabelas de preço. Isso significa que você pode escolher quais tabelas de preço os vendedores terão acesso para consultar os preços no aplicativo de força de vendas.
- Na opção Compras, você terá a opção de permitir a entrada de notas fiscais de compra com CNPJ diferente do cadastrado na conta.O bloqueio para entrada sem pedido de compra serve para impedir que alguém registre a entrada de uma nota fiscal que não esteja vinculada a um pedido de compra do responsável.
- Na opção Planejamento e Controle de Produção (PCP), você pode definir a origem do custo dos insumos na ficha técnica, se vai buscar pelo custo médio de estoque, custo de reposição do produto ou informado manualmente. Além disso, informe a quantidade de dias que deseja visualizar na tela de planejamento de produção e defina situações personalizadas para o planejamento.
- Na opção Estoque, existem opções de bloqueio e aviso de estoque negativo nas vendas. Você pode selecionar se deseja ou não notificar o usuário quando um produto está fora de estoque, e se deseja bloquear a emissão de pedidos e geração de notas fiscais eletrônicas (NF-e) quando há falta de mercadoria. Também é possível definir o bloqueio de estoque negativo na ordem de produção, para evitar que seja lançada uma ordem de produção caso não haja insumos suficientes. Você pode escolher se a data do movimento de estoque será baseada na data de saída da nota. Além disso, há a opção de considerar os créditos de impostos nos custos dos produtos e definir o local de estoque gerencial.
- Na opção Vendas, você encontrará diversas configurações. Em pedidos, é possível selecionar se deseja imprimir duas vias do pedido, controlar o crédito do cliente na venda, imprimir o endereço de entrega no pedido e definir a data de previsão de entrega. No que diz respeito às situações de pedido, você pode cadastrar as situações que deseja que apareçam no módulo de pedidos de vendas, como "liberado", "separado", "bloqueado", "entregue", entre outros.
- Existem opções para emitir pedidos simples, ratear o frete e desconto nos itens da NF-e, imprimir o pedido em folha inteira, mostrar o peso do item no pedido, bloquear a emissão de notas em pedidos pendentes e ocultar a observação do item do pedido na impressão. Também é possível ratear o frete com base no peso do item.
- Se você paga comissões aos vendedores, há configurações disponíveis para descontar o IPI e ICMS ST da base de cálculo da comissão, além de controlar a comissão do supervisor. No módulo de Aplicativo, você pode selecionar configurações específicas para os vendedores no aplicativo de força de vendas. Essas configurações incluem o cálculo de impostos nos produtos, alertas sobre observações do cliente no pedido, adição de observações de operação no pedido, bloqueio de alteração de preço de venda para os vendedores e controle de estoque no aplicativo.
- Na opção PDV, é necessário selecionar a opção que utiliza o PDV e cadastrar um cliente padrão. Se você deseja vender no crediário da loja, selecione o código de crediario cadastrado em financeiro - portadores. Selecione o tipo de operação de mercadoria de revenda e produção. Escolha se deseja lançar automaticamente o produto após a leitura do código de barras e não notificar estoque negativo no PDV.
- A ativação do controle de caixa é destinada para aqueles que desejam abrir o caixa pela manhã e fechar no final do dia, emitir relatórios de vendas e valores recebidos. Nesse caso, ative as categorias financeiras para que apareçam nos relatórios financeiros da empresa, como DRE e demonstrativo de fluxo de caixa. Para emitir a NFC-e (Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica), selecione essa opção e informe o ID CSC e o código de segurança do contribuinte. Essas informações podem ser fornecidas pelo seu contador. Selecione essa opção se desejar emitir automaticamente a NFC-e para todas as vendas. A impressão direta permite que todas as vendas pelo PDV sejam impressas diretamente na impressora térmica.
- Na opção integrações, você tem acesso às plataformas de e-commerce integradas ao Simdata para integrar e vender online. Basta inserir as informações solicitadas e pedir ajuda aos nossos especialistas.
- Em relação ao transporte, você tem a opção de selecionar se, ao concluir a carga/viagem, ele confirma os contas a pagar vinculados a ela. Caso contrário, os contas a pagar não aparecem no financeiro antes de a viajem ser concluida.
- Para prestadores de serviços, temos configurações que permitem selecionar o tipo de empresa, como mecânica, para que informações relacionadas à placa e marca do carro, por exemplo, apareçam nas ordens de serviço. Há a opção de imprimir duas vias da ordem de serviço, imprimir após a execução/início do serviço e controlar a situação no item das ordens de serviço. Além disso, é possível selecionar se o estoque é baixado ou empenhado quando a ordem de serviço está em execução. Escolha se deseja apresentar os custos na ordem de serviço e se deseja imprimir em uma folha A4 inteira.
- Na opção Fiscal, você pode selecionar o ambiente de emissão de notas em homologação ou produção. Se você deseja testar a emissão de notas sem valor fiscal, escolha a opção de homologação. Se deseja emitir notas fiscais com valor fiscal normalmente, selecione o ambiente de produção.
- Você também pode escolher se deseja excluir o ICMS da base de cálculo do PIS/COFINS. Em NF-e, selecione o tipo de impressão desejado para a nota fiscal: Danfre normal retrato , normal paisagem ou simplificada.
- Você pode optar por não compartilhar a nota automaticamente após a emissão, informar a alíquota de aproveitamento de ICMS do Simples Nacional que sua contabilidade lhe passa, selecionar se deseja incluir o endereço de entrega nos dados adicionais da NF-e e decidir se as observações presentes nos itens dos pedidos devem constar na NF-e. Também é possível selecionar a opção de observação de unidade de medida diferenciada na NF-e. Para o CST IPI padrão e o CST PIS/COFINS padrão, informe a numeração caso seja necessário realizar alguma alteração.
- No caso de emissão de NFS-e, você pode selecionar o modelo de integração com as prefeituras para a emissão. (Nossa equipe estará disponível para auxiliá-lo nesse processo) Informe se há uma alíquota de ISS e o código da natureza da operação ou se você não deseja informar o ISSQN.
- Na seção financeira, você tem a opção de imprimir o recibo financeiro em meia folha ou folha inteira. Você pode ativar o centro de custo no módulo financeiro e decidir se o custo da mercadoria vendida no Demonstrativo de Resultado (DRE) deve ser baseado no custo de reposição do produto ou no custo médio de estoque.
- Na opção de a contas pagar, é possível selecionar as categorias financeiras para cada conta a pagar, referentes a comissão, ajuda de custo e estorno de cheque de pagamento, para que apareçam no demonstrativo de fluxo de caixa e no DRE.
- Na opção de contas a receber, você pode selecionar as categorias financeiras padrão para contas a pagar, estorno de cheque, e escolher se deseja sugerir descontos no boleto, incluir mensagens no boleto e utilizar um sacador avalista no boleto.