Configurar o Simdata ERP para emissão de Notas Fiscais

Configurar o Simdata ERP para emissão de Notas Fiscais

Neste artigo vamos demonstrar o processo de configuração do Simdata para garantir a emissão correta das notas fiscais antes de emiti-las.

Primeiramente verifique os dados da sua empresa. Acesse: o menu Dados da Empresa e revise todas as informações, garantindo que estejam corretamente preenchidas. 

Selecione se a empresa é optante pelo Simples Nacional ou MEI, escolha o segmento de atuação e informe o logotipo da empresa para que ele apareça nos pedidos e notas fiscais. Além disso, indique se a empresa possui um sublimite de receita bruta.

Em seguida, instale o certificado digital para validar as notas fiscais,

Acompanhe o passo a passo para a configuração:

Na aba fiscal, você encontrará o ambiente fiscal. O tipo de ambiente da NFe determina se as notas emitidas terão valor fiscal ou não. Escolha o tipo de ambiente no qual as notas serão emitidas: produção (notas com valor fiscal) ou homologação (notas sem valor fiscal, emitidas apenas para testar as configurações do sistema).

Ao clicar em “homologação”, você verifica se o serviço de emissão de notas está em operação. Mas atenção, apenas notas em aberto poderão ser movidas da homologação para produção e notas fiscais efetivamente emitidas e XMLs de emissão própria importados em ambiente de homologação não têm valor fiscal para utilização e não podem ser movidas para o ambiente de produção. Por este motivo, sugerimos que, antes de qualquer ação referente às notas, verifique se o ambiente da NFe está marcado como produção.

Ao gerar uma nota fiscal no Simdata, as notas são enviadas para o endereço de e-mail do cliente, desde que o e-mail esteja cadastrado e a opção de compartilhamento das notas por e-mail seja selecionada. No entanto, você pode optar por não compartilhar automaticamente a nota por e-mail após a emissão.

Escolha se as observações presentes nos itens dos pedidos devem constar na NF-e. É possível também selecionar a opção de observação de unidade de medida diferenciada na NF-e. Se desejar que o nome fantasia apareça nas observações da nota fiscal,

Para cadastrar as regras de tributação referentes às NCM dos produtos que serão vendidos, você tem duas opções de cadastro:

Se desejar cadastrar outra natureza, Acesse : Cadastros > Operações  Entradas/ Saídas e informe a operação desejada).

Vamos ver na prática como configurar o módulo fiscal do Simdata ERP:

Ainda com dúvidas? Entre em contato com a nossa equipe de Suporte!

© 2023 SimData Sistemas LTDA Todos Direitos Reservado