O que é uma Nota Fiscal Rejeitada: Uma rejeição ocorre quando existe uma emissão errônea, ou seja, existe alguma incoerência ou dados incompletos na Nota Fiscal. O SEFAZ faz a rejeição de maneira imediata e acusa o código do erro, para que assim possa ser corrigido.
Quais as Principais rejeições de NFE?
- Rejeição 203: Emitente não habilitado para emissão de Nfe. indica que o emitente não está devidamente habilitado pela Secretaria da Fazenda (Sefaz) para emitir Nfe. Isso significa que a empresa não foi devidamente cadastrada ou não possui a situação cadastral adequada para emitir notas fiscais eletrônicas. Solução: Validar junto a contabilidade a situação cadastral da empresa perante ao SEFAZ do seu estado, para que possa ser regularizado e validar a Nota Fiscal novamente.
- Rejeição 772: Ocorre quando a operação é considerada interestadual, mas a UF do destinatário é a mesma do emitente, indicando um erro no CFOP. Solução: Validar a CFOP utilizada e ajustar conforme necessário, lembrando que iniciando com 5 para dentro do estado, 6 interestadual e 7 para saída no exterior.
- Rejeição 539: Duplicidade de NFe, com diferença na Chave de Acesso. Ocorre quando um número de NFE já foi utilizado anteriormente para emissão da nota. Solução: Validar junto a contabilidade o número da última Nota Fiscal assinada e ajustar o próximo número no sistema.
- Rejeição 205: NF-e está denegada na base de dados da SEFAZ. Uma NF-e denegada não foi autorizada pela SEFAZ e não tem valor fiscal. Solução: Você não pode reutilizar a mesma numeração e série de uma NF-e denegada. É preciso gerar uma nova nota com uma numeração e série ainda não utilizadas. Porém se isso ocorrer com frequência ou em uma sequência, o ideal é consultar sua contabilidade e validar o ocorrido.
- Rejeição 215: Erro de esquema XML. "Falha no schema XML", indica que o arquivo XML enviado à SEFAZ não está conforme o padrão esperado. Isso pode acontecer por diversos motivos, como erros de formatação, informações incorretas, campos faltando ou caracteres especiais. Solução: Valide os dados do cliente em busca de caracteres especiais ou se todos os campos obrigatórios estão preenchidos corretamente, como endereço, telefone, e-mail, se o erro persiste contacte o suporte do SISTEMA SIMDATA ERP.
- Rejeição 232: Destinatário isento ou não contribuinte com IE ativa. Ocorre quando uma nota fiscal eletrônica (NF-e) é emitida para um destinatário que, embora seja isento ou não contribuinte do ICMS, possui Inscrição Estadual (IE) ativa no estado (UF). A SEFAZ rejeita a NF-e porque a IE ativa do destinatário não foi informada no documento fiscal. Solução: Nesta situação, informe a Inscrição Estadual no cadastro do seu cliente, para que a mesma possa ser levada para a NFE.