Como emitir uma nota fiscal complementar
Quando emitir uma nota fiscal complementar?
A NF-e complementar deve ser emitida quando a NF-e original precisa de correção ou complementação e não é mais passível de devolução ou cancelamento. As situações que autorizam o uso da NF-e complementar são: exportação, regularização de preço ou quantidade e lançamento ou correção de impostos.
Exportação: A nota fiscal complementar para exportação deve ser emitida caso haja necessidade de readequar o valor da moeda, efetuando a correção no contrato de câmbio que ocasione o aumento no valor da operação expressa na nota fiscal original.
Por exemplo, se a mercadoria é vendida em dólar americano e a cotação aumentar entre a data de emissão da nota e a data de recebimento do produto, será necessário realizar o ajuste do valor informado por meio da NF-e complementar.
Preços e Quantidades: Quando as informações de preço ou de quantidade inseridos na NF-e forem inferiores aos valores reais, faz-se necessário a complementação de tais informações.
Por exemplo, se emitiu a NF-e com a saída de 10 unidades quando o correto seria 20 unidades, deverá ser emitida uma NF-e complementar com 10 unidades, informando apenas a diferença para que os valores estejam condizentes com a realidade.
Caso o lançamento não tenha sido efetuado no período apropriado, o imposto esteja destacado com valor menor ou com a classificação fiscal errada, a NF-e complementar deverá ser emitida para corrigir essas informações.
Nesse caso, por envolver dados específicos, como CSOSN, CFOP, NCM, base de cálculo e o valor do imposto, peça orientação ao seu contador.
O CFOP da nota fiscal complementar deve ser o mesmo da nota fiscal original.
Observação: Consulte sempre seu contador para orientação de impostos, naturezas de operação e assuntos relacionados a emissão de qualquer nota fiscal
Para emitir a nota complementar acesse:
- Menu fiscal > Nfe, clique em novo (+),
- Em tipo de documento coloque se é entrada ou saída,
- Finalidade de emissão selecione Nfe complementar,
- Destinatário é o mesmo da nota original,
- Natureza da operação, exemplo: complemento de tributo.
- Clique no ícone produtos, adicionar item,
- O tipo de operação e CFOP , verifique com seu contador.
- As informações de impostos você seleciona conforme seu contador lhe instruir.
- No ícone informações adicionais, informe a justificativa do complemento da nfe,
- No ícone outros e referencie a nota que você está complementando, clique em nf referenciadas e clique em adicionar nf referenciada, selecione o modelo da nota, chave de acesso e salve.
- Com todos os dados informados, clique em emitir / autorizar e depois você pode imprimir ou salvar em pdf.